terça-feira, 28 de agosto de 2007

Aula 23/08

Na aula de quinta passada dia 28/08, na aula de Laboratório de Jornalismo vimos através dos slides apresentados pelo professor Fábian o que se passa em 24 horas na Zero Hora, podendo se ter uma base também em quaisquer outras empresas de jornais impressos. Para se ter uma pequena base, será citado alguns dos processos.

7h- Chegam os primeiros repórteres à Redação.
9h- Reunião dos chefes de reportagens aonde as matérias diárias são apresentadas e "vendidas".
11h- Os carros da empresa estão pelas ruas, sendo dirigidos por contratados especiais (motoristas), pois por lei o repórter não deve dirigir o véiculo da empresa.
12h- Os editores de fechamento vão à Redação para acompanhar o andamento das matérias.
13h- Hora de tumulto dentro da Redação. Repórteres da manhã e da tarde trabalham juntos dentro da Redação.
14h- Nessa hora, estrutura-se o jornal. Em reunião, os Editores vendem suas matérias para o Diretor de Redação, nesse momento o jornal do dia seguinte já é apresentado aos presentes da reunião.
15h- Hora de sentar e escrever. No interior do Estado, o editor verifica se há notícias que podem ser aproveitadas em todas as cidades.
16h- No Departamento Comercial, o espelho do jornal (montagem das páginas, com espaços comerciais) começa a ser produzido. A redação só pode ser estruturada, sabendo aonde se situam os anúncios comerciais, fazendo com que algumas notícias sejam ampliadas ou diminuídas.
17h- Notícias surgem ou caem, com o retorno dos repórteres da tarde. Fora da Redação, os cadernos rodados chegam à circulação, sendo encartados no corpo do jornal.
18h- Editores e diagramadores já possuem o espaço comercial. Fotos são selecionadas e a CTI (Central de Tratamento de Imagens) põe a mão na massa.
19h- Algumas notícias caem. Os textos dos repórteres são lidos e editados, com as fotos passadas para a diagramação. As primeiras páginas do jornal são baixadas imediatamente.
20h- Hora de precaução, devido ao "calhau" (anúncio comercial colocado no lugar de uma matéria). Se atrasar a página... calhau nela!
22h e 30 min- O jornal está "fechado". A pré-impressão trabalha com pressa. Em 20 minutos o jornal tem que estar na Redação.
23h- Primeira edição do jornal está pronta.
0h- O interior começa a receber os jornais. Os caminhões começam a levar os jornais aos seus destinos.
1h- A Redação trabalha para terminar a 3ª edição, em ritmo calmo em forma de plantão.
2h- Distribuição e Impressão trabalham.
3h- Fim do plantão da Redação (para a edição do outro dia).
4h- Fim da impressão dos jornais. A capital não recebeu ainda os seus exemplares. Os assinantes recebem o jornal mais atualizado.
6h- Os jornaleiros recebem os jornais.
7h- Recomeça a rotina...


Após a apresentação dos slides, os professores apresentaram um vídeo, mostrando o jornal sendo impresso. Os professores também falaram dos tipos de jornais, do tamanho do papel e mostraram alguns dos jornais do mundo inteiro.

Tipos de Jornais:

Generalista: Fala de tudo para todos.

Sensasionalista/Popular: Jornal dirigido a um certo público.

Especializado: Jornais especializados em um determinado assunto.

Híbrido: Distribuídos gratuitamente.

2 comentários:

soaresangie disse...

Rapazes, boa noite! Estou montando (ou ao menos tentando) uma lista com os blogs da turma.
Pretendo publicá-la na próxima semana.
Vocês me autorizam a colocar o blog de vocês na lista?

Delmar Farias disse...

Por mim, não vejo nenhum problema. Tá autotizada.